Um Estudo da Aplicação de Redes Neurais Auto-Organizáveis para a Identificação Autônoma de Fonemas Portugueses
Palavras-chave:
Redes Neurais Artificiais, Mapas Auto-organizáveis, Reconhecimento Automático de DiscursoResumo
O problema de reconhecimento automático de discurso tem se tornado alvo de estudos, em partes, devido à grande demanda por ferramentas que realizem esse processo de maneira rápida e eficaz.Esse artigo investiga a aplicação da rede neural auto-organizável (SOM) de Kohonen para análise de fonemas da língua portuguesa em sinais de voz. Especificamente, a rede neural foi aplicada à um difícil problema de reconhecimento de discurso contínuo, dependente do orador e com alfabeto aberto. Experimentos computacionais revelaram que a SOM é capaz de identificar corretamente muitos fonemas de um discurso contínuo. Porém, a rede também identificou alguns fonemas inoportunos que podem estar relacionados a transição de palavras, rotulação manual errada, ou que possuem sons semelhantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.