Um Estudo da Aplicação de Redes Neurais Auto-Organizáveis para a Identificação Autônoma de Fonemas Portugueses

Autores

  • Raul Arthur Fernandes Rosa Universidade Estadual de Campinas
  • Marcos Eduardo Valle Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Redes Neurais Artificiais, Mapas Auto-organizáveis, Reconhecimento Automático de Discurso

Resumo

O problema de reconhecimento automático de discurso tem se tornado alvo de estudos, em partes, devido à grande demanda por ferramentas que realizem esse processo de maneira rápida e eficaz.
Esse artigo investiga a aplicação da rede neural auto-organizável (SOM) de Kohonen para análise de fonemas da língua portuguesa em sinais de voz. Especificamente, a rede neural foi aplicada à um difícil problema de reconhecimento de discurso contínuo, dependente do orador e com alfabeto aberto. Experimentos computacionais revelaram que a SOM é capaz de identificar corretamente muitos fonemas de um discurso contínuo. Porém, a rede também identificou alguns fonemas inoportunos que podem estar relacionados a transição de palavras, rotulação manual errada, ou que possuem sons semelhantes.

Biografia do Autor

Marcos Eduardo Valle, Universidade Estadual de Londrina

Marcos Eduardo Valle é professor adjunto no Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina. É formado em matemática aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, instituição onde concluiu o mestrado e o doutorado, respectivamente em 2005 e 2007. Suas pesquisas são na área de sistemas fuzzy, teoria dos reticulados, redes neurais artificiais, morfologia matemática e reconhecimento de padrões.

Downloads

Publicado

03-05-2013

Edição

Seção

Artigos