Detecção de ferrugem (Phakopsora colubrinae) em uva-do-japão no Estado do Paraná
Palavras-chave:
ocorrência, doença, espécie exóticaResumo
A ferrugem da uva-do-japão é causada pelo fungo Phakopsora colubrinae. Os sintomas encontrados nas folhas caracterizaram-se como pústulas de ferrugem de coloração marrom clara, e pela presença de uredósporos. A primeira ocorrência no Brasil da doença foi detectada em 1948, no município de Taquari no Rio Grande do Sul. Sintomas da doença foram observados em folhas de uva-do-japão oriundas da estação experimental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Câmpus Dois Vizinhos, no estado do Paraná. Amostras de folhas apresentando os sintomas de ferrugem foram analisadas no Laboratório de Fitopatologia em maio de 2011. Para confirmação da doença, o quadro sintomatológico apresentado foi comparado com as ilustrações e descrições da literatura para ferrugem da uva-do-japão. As estruturas vegetativas e reprodutivas do agente causal da doença foram visualizadas em microscópio óptico (40x), sendo observados uredósporos característicos do patógeno. Desta forma foi possível diagnosticar pela primeira vez, a ocorrência da ferrugem da uva-do-japão no estado do Paraná.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.