Estimativa das Indutâncias de uma Máquina Síncrona a partir de Ensaio com Rotor Bloqueado
Palavras-chave:
Simulação, Máquina síncrona, Pólos salientes, Indutâncias experimentaisResumo
Este trabalho apresenta uma simulação computacional da máquina síncrona de pólos salientes (SPSM), utilizando as indutâncias obtidas experimentalmente dos enrolamentos do estator e do rotor. Para obter as indutâncias e suas derivadas utiliza-se o método Volt-Ampere implementado em um módulo de aquisição de dados. Uma rotina computacional é desenvolvida para realizar a simulação da máquina, que irá funcionar como gerador em sincronismo com a concessionária de energia elétrica. Para validar o método proposto, os resultados das medições de correntes obtidos nos terminais da máquina são comparados com os resultados obtidos na simulação em condições semelhantes de funcionamento.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.